conheça a Reserva
Página inicial > Época atual > Atividades Econômicas

Atividades Econômicas

As principais atividades econômicas das aldeias pesquisadas estão baseadas na venda de artesanato indígena, no investimento no etno-turismo e em atividades de subsistência, como pesca, mariscagem e roçado. Particularmente, a aldeia de Coroa Vermelha também investe na venda de produtos de praia e de produtos associados à cultura nordestina (cangas, rendas, redes, cerâmicas etc); e no comércio em geral. Além disso, é comum que, no período de maior movimentação turística, algumas pessoas trabalhem na rede de serviços, como hotéis e barracas de praia nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

Com relação à divisão dos trabalhos, de modo geral, o modelo adotado é aquele em que os homens lidam com a pesca e o os trabalhos que sustentam a família e às mulheres cabe o cuidado das crianças e demais atividades domésticas. Não são mais todas as aldeias que atualizam esse modelo, em especial, naquelas mais próximas às cidades, como Coroa Vermelha e Aldeia Velha, os trabalhos são divididos igualmente. Em todas as aldeias homens e mulheres podem se candidatar aos cargos de liderança. Povo Pataxó. Inventário Cultural Pataxó: tradições do povo Pataxó do Extremo Sul da Bahia. Bahia: Atxohã / Instituto Tribos Jovens (ITJ), 2011.
1. Pataxó – Bahia. 2. Povos indígenas. 3. História. 4. Cultura. 5. Autonomia. I. Coordenação de Pesquisa da Língua e História Pataxó – ATXOHÃ.

ComentarComentar

O3Spaces-3 O3Spaces-3 O3Spaces-3 O3Spaces-3