conheça a Reserva
Página inicial > Cultura > Formas de habitação

Formas de habitação

O Kijeme

São as casas tradicionais, assim chamadas na Língua Pataxó. O kijeme pode ser feito de barro, conhecido como taipa, pau-a-pique ou palha. A cobertura pode ser de folhas de palmeiras,sapé,oricana,marimbu ou piaçava. Um kijeme geralmente pode abrigar uma família com até oito pessoas, a dormida é em esteiras colocadas no chão, em tarimbas ou em giral, como é chamada a cama na língua Pataxó.

Para espantar os mosquitos, faz-se um incenso com folhas de ervas e um fogo para espantar os animais. Em época de frio, pegam-se brasas do fogo e colocam-se debaixo da tarimba para esquentar as crianças 38.

As habitações tradicionais dessa região distinguem-se do modelo xinguano, padrão mais conhecido pelos não indígenas, por possuírem um formato cônico. Povo Pataxó. Inventário Cultural Pataxó: tradições do povo Pataxó do Extremo Sul da Bahia. Bahia: Atxohã / Instituto Tribos Jovens (ITJ), 2011.
1. Pataxó – Bahia. 2. Povos indígenas. 3. História. 4. Cultura. 5. Autonomia. I. Coordenação de Pesquisa da Língua e História Pataxó – ATXOHÃ.

ComentarComentar

O3Spaces-3 O3Spaces-3 O3Spaces-3 O3Spaces-3