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Jogos e brincadeiras

Os Jogos Indígenas, evento realizado na aldeia Coroa Vermelha, anualmente, no mês de abril, tornam concreto o laço de união entre as nações que lutam pelo fortalecimento e manutenção de suas culturas. Eles proporcionam o encontro de várias comunidades, como os Pataxó Hã Hã Hãe, Tupinambá, Kiriri e os Pataxó de Barra Velha, Trevo do Parque, Mata Medonha e Aldeia Velha.

É uma maneira de manter e valorizar a cultura Pataxó para que essa nunca se acabe e para que passe de geração em geração. Nos jogos, há as modalidades de arco e flecha, natação, patw miwka’ay, arremesso de takape, canoagem, cabo de guerra, corrida com maracá, corrida com tora e bodoque, que podemos melhor detalhar a seguir:

Cabo de guerra: Esse jogo é disputado por dezesseis índios, sendo dois grupos de oito homens de cada aldeia participante. Ganha o grupo que conseguir arrastar os adversários primeiro, puxando uma corda. Esse jogo exige muita força e resistência, por isso os índios treinam o ano todo para que no dia jogos eles estejam preparados.

Zarabatana: é uma arma de caça que os Pataxó usam para caçar animais de pequeno porte, como pássaros. A zarabatana é feita com uma vara de bambu com dois metros de comprimento onde se coloca uma pequena flecha com a ponta muito afiada que é soprada pelo índio. O jogo da zarabatana é disputado por dois índios de cada aldeia, sendo um homem e uma mulher. Cada participante tem três chances para acertar o alvo em forma de peixe. Ganha aquele que conseguir marcar mais pontos.

Arremesso de takape: o takape é uma arma de guerra usada pelos Pataxó nos seus confrontos com outros povos. O takape é feito com uma vara de pati (palmeira), em que é colocada uma ponta de osso muito afiada. Essa arma mede aproximadamente dois metros de comprimento. Nos jogos indígenas, o arremesso de takape é disputado por dois participantes de cada aldeia, sendo um homem e uma mulher. Ganha o participante que arremessar o takape mais longe.

Corrida de maracá: a corrida de maracá surgiu na Aldeia Velhaem 2005, no primeiro Intercâmbio realizado nesta aldeia. Foi através de uma brincadeira feita pelas crianças, liderada por Tuhutahy e Paty. Nos jogos, a corrida de maracá é disputada por dois grupos de cada aldeia, sendo um grupo feminino e um grupo masculino. Os participantes devem correr com o maracá na mão até o ponto estipulado, fazer a volta e entregar o maracá na mão do próximo participante. Ganha o grupo em que todos os participantes concluírem o trajeto primeiro.

Corrida de tora: tradicionalmente, os Pataxó sempre estiveram em confronto com outros povos, por isso a corrida de tora era usada como um teste para saber se o kacuçu (homem) estava preparado para casar. O kacuçu tem o dever de carregar uma tora com o peso da sua jokana (mulher) até uma determinada distância, porque ele tem o dever de ajudála caso ocorra algo com ela na mata. Hoje, a corrida de tora também é uma das modalidades dos jogos indígenas. Ela é disputada por dois homens de cada aldeia. Eles ficam a uma determinada distância um do outro, um deles corre com a tora até o participante que está do outro lado e faz a passagem da tora para o outro retornar ao ponto inicial. Ganha quem fizer o trajeto mais rapidamente.

Também existe o projeto Jogos e Brincadeiras Pataxó, que surgiu a partir da ideia de professores e coordenadores da Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, entre os anos de 2009 e 2010. Nesse projeto trabalham-se temas transversais envolvendo todas as disciplinas das séries iniciais e fundamental I e II, divididas por unidades.

Esse trabalho conta com o envolvimento e participação de alunos, pais e professores, ou seja, da comunidade em geral, visando à realização de pesquisa pelos alunos das brincadeiras que seus pais mais gostavam e brincavam. Desse primeiro levantamento, destacaram-se brincadeiras com as bonequinhas de milho, bonequinhas de pião, panelinha de argila, pelotas de barro, bonecas de pano, carrinhos de coco e animais de barro.

O projeto teve orientação da professora Clélia Cortez, especialista em Educação e Metodologia Indígena. Esse trabalho é feito em decorrência da Semana de Exposição da Escola Indígena e aberto à visitação às demais escolas não indígenas circunvizinhas e região.

Outras brincadeiras

Nas tribos também são realizadas outras brincadeiras e jogos. Cobra-cainana, papagaio, na cacimba não tem água, cavalo, pião, badogue e armadilha, ladrão de melancia, animais e o caçador, boneca de pano, panelinha de barro, cozinhado de piaba, gangorra com cipó, cantigas de roda, balanço, a lata furou, pau no litro, chuta litro e sete pedras são alguns exemplos.

Povo Pataxó. Inventário Cultural Pataxó: tradições do povo Pataxó do Extremo Sul da Bahia. Bahia: Atxohã / Instituto Tribos Jovens (ITJ), 2011.
1. Pataxó – Bahia. 2. Povos indígenas. 3. História. 4. Cultura. 5. Autonomia. I. Coordenação de Pesquisa da Língua e História Pataxó – ATXOHÃ.

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