conheça a Reserva
Página inicial > O Atxohã > Língua: Patxohã

Língua: Patxohã

A linguagem é uma das formas de expressão da identidade cultural mais fortes que um povo pode ter. Mantê-la entre seus membros é essencial para garantir a memória e a história.

As marcas da história de resistência e dos processos de reinvenção do povo Pataxó estão na sua língua que, após longo período de proibições de seu uso, passa atualmente por uma nova fase.

Através do trabalho independente de pesquisa de educadores e lideranças Pataxó, preocupados em afirmar suas tradições e costumes, em 1998, foram iniciados estudos mais detalhados da língua e o resgate de muitas palavras do vocabulário Pataxó, culminando com a ampliação desse vocabulário que inicialmente não passava de 200 palavras para um vocabulário de 2.500 palavras.

Como já observado, a língua falada pelos Pataxó pertence ao tronco linguístico Macro-Jê. Contudo, durante as pesquisas realizadas foram coletadas palavras entre os mais velhos provenientes de outras línguas e troncos linguísticos, sendo que atualmente este material está passando por um processo de análise e revisão. Mas para entendermos como essa mistura ocorreu, é importante levarmos em consideração que, de acordo com registros históricos, os Pataxó e outros povos foram forçadamente retirados de seus territórios originários e aldeados em Bom Jardim, hoje Aldeia Pataxó Barra Velha, contribuindo para a diversidade do seu vocabulário e seus costumes.

Esse trabalho, apesar de todos os avanços, está ainda em fase de desenvolvimento: na música, o uso do patxohã, como é chamado o idioma Pataxó, já é uma realidade; no entanto, há ainda muito a ser feito para que o uso cotidiano também se torne efetivo. Mas se depender dos esforços dos educadores e das lideranças Pataxó empenhadas na valorização de sua língua e cultura, em breve todos estarão se comunicando em patxohã sem embaraço.

Algumas saudações em Patxohã:

Hayôkuã - Bom dia

Resposta - Hayôxó

Itxê niató - Boa tarde

Resposta - Miriaú

Takohã - Boa noite

Resposta - Akunã

Awêry - Obrigado

Resposta - Iamã

Tukê tukehê - Boa sorte

Arnã ertõ - Eu te amo

Tsägô – Tchau

Algumas palavras em Patxohã:

Niopatxïõ: Abraçar

Niahé: Acordar

Dawê: Adeus

Mõpõy: Adorar

Hamikaháy: Aniversário

Hitup: Alegria

Hatxotxáy: Ótimo, certo, ok.

Sunniatá: Cantar

Akaié: Líder

Hãytxô: Criador

Niamisũ: Deus

Ãkohay: Amigo

Pakhê: Cultura

Txobhá: Cura

Taputarí: Parente

Pataxí: Aldeia

Kijêtxawê: Escola

Hũtxeká: Com licença

Kawatá: Coração

Areneá: Falar

ComentarComentar

O3Spaces-3 O3Spaces-3 O3Spaces-3 O3Spaces-3