conheça a Reserva
Página inicial > Notícias > Pinturas Pataxó

Pinturas Pataxó

quinta-feira 26 de março de 2015, por Fernando

As pinturas representam os sentimentos do cotidiano, os bens e o sagrado. Saiba mais sobre esse bem cultural indígena.

A pintura corporal é um bem cultural de grande valor para os Pataxó. Ela representa parte da história, sentimentos do cotidiano, os bens e o sagrado. Por muito tempo, as pinturas foram pouco usadas e quase se perderam. Mas hoje, depois de pesquisas e discussões em comunidade, os Pataxó retornaram a usar a pintura corporal em festas tradicionais e no dia a-dia em apresentações de danças.

Existem pinturas para o rosto, braços, costas e pernas. Usam-se pinturas específicas para os homens, mulheres e crianças. As pinturas têm diversidade de tamanho e significados, servem como meio de comunicação entre os membros da aldeia. Os homens e mulheres casadas usam pinturas simples para não chamar muita atenção, enquanto os solteiros e as solteiras usam pinturas e artefatos que chamem bastante atenção, com intenção de seduzir a pessoa do sexo oposto. Também existem tipos de pintura e tinta que são mais usados quando se está em estado de luta; e outros que são mais usados para simbolizar momentos de luto. Outros ainda servem para definir e mostrar a beleza de quem está pintado.

Utilizam-se os seguintes materiais para se fazer as pinturas:mikaré, kanuru, tap’oke, tawá, eaotó e txiagã, ou seja, jenipapo, urucum, carvão e barros vermelho e branco. Nas pinturas corporais, são usadas as cores vermelhas, preta e branca. A cor vermelha é usada na guerra; a preta é usada no luto de parente; e a branca significa paz.

As pinturas dos braços e do rosto são iguais para todas as aldeias e membros Pataxó. As pinturas das pernas, das costas e do tórax são livres desde que respeitem os braços e cores da tradição Pataxó e o estado de espírito de quem pinta e de quem está sendo pintado.

Povo Pataxó. Inventário Cultural Pataxó: tradições do povo Pataxó do Extremo Sul da Bahia. Bahia: Atxohã / Instituto Tribos Jovens (ITJ), 2011. 1. Pataxó – Bahia. 2. Povos indígenas. 3. História. 4. Cultura. 5. Autonomia. I. Coordenação de Pesquisa da Língua e História Pataxó – ATXOHÃ.

ComentarComentar

O3Spaces-3 O3Spaces-3 O3Spaces-3 O3Spaces-3